Menu

Blog

Estudo Técnico na Compra e Venda de Fazenda – Parte 3: Diagnóstico Estrutural

Autor

Por: ------------------------------------------- | 30/11/-0001
Pecuaria

O diagnóstico estrutural de uma fazenda, através de uma análise criteriosa, é essencial para a transparência entre as partes na compra e venda de imóveis rurais, e por isso, juntamente com os outros elementos do estudo técnico, gera a confiança necessária para que a negociação seja efetivada.

O diagnóstico estrutural de fazenda é a terceira parte do estudo técnico na compra e venda de fazenda, com o levantamento de informações para o planejamento agropecuário sobre o imóvel rural.

A primeira parte do estudo técnico na compra e venda de fazenda é o diagnóstico ambiental, o qual explicamos na Parte 1 de uma série de 3 artigos: Estudo Técnico na Compra e Venda de Fazenda – Parte 1: Diagnóstico Ambiental. E a segunda parte é o diagnóstico documental, o qual explicamos na Parte 2: Estudo Técnico na Compra e Venda de Fazenda – Parte 2: Diagnóstico Documental.

A realização desta terceira etapa do estudo técnico é uma forma de atuação preventiva e corretiva, garantindo que o comprador tenha subsídios e elementos concretos para compreender a situação da propriedade rural no âmbito estrutural.

Com o estudo em mãos, terá como realizar um planejamento para o imóvel rural, adequar a sua pretensão de atividade rural com a característica atual e buscar melhoria contínua para o espaço útil.

 

6 Itens Indispensáveis do Diagnóstico Estrutural de Fazenda para o Estudo Técnico na Compra e Venda

          1. - Construções Rurais: Verifica-se o estado físico das estruturas da fazenda e a necessidade de melhorias, como por exemplo: se há deslocamento das cercas da área utilizada e da área documentada;

          2. - Presença de Água: Em pecuária, visando planejamento para dessedentação animal e em agricultura sobre a instalação de irrigação;

          3. - Solo: É analisado o tipo de solo e suas características físico-químicas;

          4. - Áreas degradadas: Faz-se levantamento de áreas degradadas e possíveis medidas corretivas;

          5. - Relevo: Gera-se curvas de níveis através de Modelo Digital de Elevação (MDE) para verificar a necessidade de terraceamento;

          6. - Divisão de áreas: Se for área de pecuária, analisa-se a divisão existente dos pastos e se for área de agricultura, o talhonamento.

 

A análise destes itens ajudará produtores rurais na tomada de decisão sobre a aquisição de fazendas, uma vez que trará clareza para efetivar a melhor negociação.

Itens como estes devem ser observados por quem está comprando uma fazenda, para que se houverem despesas adicionais com a estrutura, que estas sejam calculadas. E para quem está vendendo, um relatório estrutural completo da fazenda trará valorização a sua propriedade.

Compartilhe

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Especialista

Especialista

-------------------------------------------

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Receba nossas novidades

Receba notícias e novidades diretamente em seu e-mail!

Você vai se interessar também

Falar com consultor