Menu

Blog

Seguro Lavoura (Banco x Corretora)

Autor

Por: ------------------------------------------- | 30/11/-0001
Agronegócios

Uma pergunta muito nos solicitada é a diferença entre as seguradoras privadas e o seguro do banco.

A resposta mais rápida é que a seguradora privada entende melhor as necessidades do produtor, por estar em contato maior com o campo. Iremos explicar isso nos pontos principais:

  1. Tipos de produtos
  2. Atendimento
  3. Talhão por talhão
  4. Precificação


1. Tipo de produto
- Seguro Banco do Brasil / Mapfre Faturamento:
Seguro que indeniza o produtor rural caso este venha ter redução de produtividade ou queda de preço que, por multiplicação entre a média da área total obtida e o preço de colheita (Produtividade x Preço de colheita), não atinjam o faturamento esperado.

- Seguro Privado por Produtividade:
Seguro que indeniza o produtor rural a um preço por saca fixo no caso este tenha uma produção a baixo do esperado. Importante frisar que a média de produtividade não é da área total, e sim de cada talhão, em algumas seguradoras.

2. O atendimento :

Entre as seguradoras também é um ponto a ser observado e medido pelo próprio relato dos segurados. O banco conta com o seu gerente de contas para auxiliar o segurado na contratação do seguro e nos acionamentos dos sinistros.

As seguradoras privadas contam com corretores de seguro, que muitas da vezes são agrônomos técnicos para maior entendimento em todos os momentos da contratação até o acionamento de um sinistro.

3.Média da área total ou talhão por talhão?

Algumas seguradoras privadas possuem a opção do segurado ser beneficiado de uma analise de media talhão por talhão, tornando o seguro mais personalizado. Pois temos fazendas que talhões colhem bem e outros que colhem abaixo do esperado.

4.Precificação

A precificação é um fator que podemos estar sempre analisando por meio de um portal do MAPA chamado Atlas do Seguro Rural. Nesse portal selecionamos o estado e a cultura onde vemos a taxa de precificação do seguro.

Temos em média, um aumento de 50% a mais no custo do seguro Banco do Brasil no caso da Soja e Milho em Goiás.

O mais importante é saber que a garantia de queda de preços só é garantida se for uma soma dos dois fatores: Baixa colheita e baixa de preço na Bovespa, pois caso a produção for acima do garantido e resultar em um faturamento maior que o esperado não há indenização.

Compartilhe

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais.

Especialista

Especialista

-------------------------------------------

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Receba nossas novidades

Receba notícias e novidades diretamente em seu e-mail!

Você vai se interessar também

Falar com consultor